fevereiro 2018

Portal Único de Comércio Exterior: Chegou a vez da Importação

Desde o fim de 2016, o Governo Federal, iniciou o programa “Portal Único de Comércio Exterior ”  onde  irá permitir que empresas apresentem as informações uma única vez aos órgãos federais, o que irá reduzir a burocracia e os custos de exportadores e importadores.

Parte do processo para exportação já esta ativo no Portal Único de Comércio Exterior e agora chegou a vez da implementação do processo de importação.

A fase piloto da DUIMP começou no dia 1º de outubro de 2018. A DUIMP reunirá informações relativas ao controle aduaneiro, tributário e administrativo da operação de importação, este último sendo realizado de forma concomitante ao controle aduaneiro, uma grande inovação em relação à sistemática atual “licença de importação – declaração de importação” (LI-DI).

O DUIMP diferente dos documentos de DI e DSI que são registrados apenas quando chega a mercadoria, poderá ser realizado durante o transporte da carga, agilizando assim o desembaraço quando a mercadoria chegar. Essa centralização de informações dará uma harmonia entre diversos orgãos da administração pública.

Outro beneficio será a possibilidade de criar uma única licença de importação que poderá ser utilizado em mais de um embarque, diferente do que é hoje, quando é necessário criar uma LI para cada processo.

Essa reformulação impactará diretamente no SAP, no E-GTI e na comunicação com o sistema dos despachante via E-DX.

A E-IT esta monitorando todas as novidades e mudanças para disponibilizar para seus clientes, assim que forem liberadas.

Fonte:

http://portal.siscomex.gov.br/destaque/consulta-publica-novo-processo-de-importacao

http://portal.siscomex.gov.br/destaque/informativos/noticias-orgaos/noticias/portal-siscomex/governo-lanca-nova-etapa-do-portal-unico-de-comercio-exterior-nesta-segunda-feira

http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2018/setembro/despacho-de-importacao-e-aprimorado”

Deixe um comentário