abril 2016

Entrevista Siscoserv – Afinal os objetivos estão sendo alcançados?

Em entrevista concedida para o Sem Fronteiras, o coordenador do grupo técnico interministerial responsável pelo desenvolvimento do Siscoserv Maurício do Val, aponta as principais sanções que as empresas enfrentam no Siscoserv.

Segundo Maurício, o principal problema e certamente de mais graves consequências para as empresas é o não registro das operações no Siscoserv, onde o problema ocorre pelo absoluto desconhecimento das empresas da existência do Siscoserv.

Maurício aponta que há situações em que as empresas enfrentam dificuldades para identificar o responsável pelo registro e, sobretudo, nas operações em que há participação de empresas intermediárias ou representantes. As empresas também enfrentam dificuldades internas em suas rotinas e procedimentos para realizar os registros da documentação comercial relativa a essas operações.

Aponta também erros por informações incompletas de registros, onde as empresas deixam de identificar os mecanismos de apoio vinculados às operações ou o NIF (Número de Identificação Fiscal da empresa domiciliada no exterior).

“É importante que todos tenham a absoluta compreensão de que o Siscoserv é um sistema dinâmico, em processo de expansão contínua, com um manancial de informações de grande importância no aprimoramento da gestão de diversas instituições públicas e das atividades dos órgãos de controle. Inevitavelmente, sua aplicação será crescente, assim como o cruzamento de dados e a integração com demais sistemas de informações do governo federal.” Afirma Maurício do Val.

(Maurício do Val é sócio-diretor da Doval Consultoria e Assessoria Ltda. Entre 2005 e 2014, na condição de Diretor de Políticas de Comércio e Serviços do MDIC, coordenou o grupo técnico interministerial responsável pelo desenvolvimento do Siscoserv, estruturação da NBS e elaboração das respectivas bases legal e normativa. Também presidiu a Comissão do Siscoserv à época da implantação do sistema.)

Leia a entrevista na integra 

Fonte: Revista Sem Fronteiras – março 2015

Evite atrasos e multas com Siscoserv, conheça o E-GTS

E-GTS é um sistema desenvolvido para que as empresas que utilizam os sistemas R/3 e ECC da SAP possam, de forma simples, identificar e transmitir operações de Compra e Venda de serviços relevantes para o Siscoserv e seus respectivos Registros de Pagamento/Faturamento.

Utilizando-se de um cockpit estruturado dentro do SAP ERP, o sistema tem a capacidade de identificar Aquisições e Vendas de Serviços de forma a classificar sua correta NBS e efetuar a transmissão de forma individual ou coletiva para o Siscoserv. Entre em contato conosco, agende uma apresentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *